Bom dia galera! A recomendação de hoje é uma mídia um pouco diferente do usual por aqui: um podcast! Eu escuto muitos podcasts, e um que eu descobri recentemente, e que abriu meus olhos para varias coisas, foi o Três Paginas!

O podcast Três Páginas nasceu como um spin-off do Anticast (outro podcast muito bom por sinal), e é sobre crítica literária, onde em cada episodio se lê somente a primeira pagina de três contos diferentes. Essa leitura é feita de maneira muito avaliativa, apontando alguns erros comuns e detalhes de narrativa.

Eu recomendo muito esse podcast para todos os escritores! Ele vai deixar você muito mais critico a respeito da sua própria criação, e também a outros textos que não os seus. Eles dão varias dicas bacanas, como ler o seu texto em voz alta para pegar repetições de palavras, e o famoso “mostrar, e não dizer” para evitar descrições cheias de adjetivos. E, até mesmo pelo formato do programa, eles mostram a importância do inicio da sua historia, e que é ali que você tem que conquistar o leitor.

trespaginas_img2
Quantas páginas você precisa para desistir de um livro?

Obviamente, como eles mesmos dizem ninguém é dono da verdade, e você pode acabar tendo opiniões divergentes das deles, mas até nesse ponto é bom, para se entender melhor outros pontos de vista.

Os contos que eles leem são enviados por e-mail, e você pode mandar o seu conto para ganhar uma avaliação critica na primeira pagina, se você quiser.

Você pode ouvir os programas pelo site deles ou direto no soundcloud:

anticast.com.br/podcast/trespaginas

 

E para entrar em contato com eles, tem o email:

contato@trespaginas.com.br