Boa noite galera! Eu criei a Taverna para mostrar o que está acontecendo de bom no cenário brasileiro de fantasia e ficção, que, pelos mais variados motivos, acaba ficando fora do radar de muita gente, e isso não só nos livros, como é o caso hoje, eu vou falar de uma HQ incrível que mistura o universo de horror cósmico de H.P Lovecraft com mitos da Amazônia, eu estou falando de Rio Negro, escrita e desenhada pelo Ikarow!

E estamos estreando no quesito quadrinhos por aqui. Espero que seja o primeiro de muitos XD…

rionegro3A HQ gira em torno do pesquisador ambiental Elton Zoannon e a fotógrafa Margot Walker, que estão a procura de uma estranha espécie de peixe, que foi encontrado uma vez e nunca viram mais nenhum exemplar, mais agora, por causa de uma baixa no nível do Rio Negro, foi encontrada uma gravura rupestre com uma representação dessa espécie, o que pode ser uma pista para finalmente encontrar o habitat dessa criatura, por isso os dois vão até o fundo da floresta amazônica, um local onde as tribos indígenas quase não tiveram contato com o homem branco, e ainda mantém os mesmos rituais e crenças que os seus ancestrais possuíam.

Rio Negro foi criada pelo ilustrador Ikarow, e foi muito bem-feita! A história é um perfeito exemplo de horror cósmico, muito inspirado nos contos de Lovecraft, ele traz o medo, a loucura e o horror de Lovecraft, não sendo despejado nas páginas, mais lentamente se arrastando, como fungo ao redor de uma rocha, e vai conduzindo o leitor nessas estranhas coisas ancestrais, bizarras e grandes demais para uma mente humana suportar.

Para vocês terem uma ideia da habilidade dele como roteirista, deem uma olhada no texto que o Ikarow fez a respeito da cantiga infantil da Cuca:

“…
‘Dorme neném que a cuca vem pegar, papai foi para a roça, mamãe foi trabalhar’…

É curioso pensar que muitas mães não percebem que a inocente cantiga de ninar poderia ser interpretada como um pequeno conto de horror.

‘Dorme criança, dorme. Lá fora, eu ouço as folhas estalando sob os passos pesados e tortos da feiticeira da floresta. Sua respiração é quase um trovão. Uns dizem que é uma bruxa, outros que é canibal. Mas o que vejo é uma velha envergada de cabelos esbranquiçados, sujos e desgrenhados que refletem a luz prateada da lua e destacam as feições aterradoras de um monstro, uma megera com a cabeça de um réptil e um sorriso tão mortífero quanto de um jacaré. Então dorme menino, você esta só e não há como escapar. Seu pai foi para a roça e sua mãe foi trabalhar. Dorme agora que eu já ouço ela chegar. Hoje é noite de caça e a Cuca vem te levar…’

…”rionegro5

E falando da Cuca, o autor usa diversas lendas e acontecimentos reais da floresta amazônica, misturando esses eventos com ficção de uma forma que deixa sempre uma pulga atrás da orelha de que a realidade também pode ser bem esquisita, como a lenda do Jurupari e o peixe estranho encontrado na Amazônia, ambos acontecimentos reais que dão um ótimo gatilho para um mistério, que foi bem aproveitado no Rio Negro.

rionegro13

E a arte amigos, é muito bacana, o Ikarow tem jeito com o roteiro e com a arte. Em alguns quadros as expressões me incomodaram um pouco por uma questão pessoal, mas os monstros, as faces de terror e as paisagens estão horrivelmente lindos!

Finalizando, se você gosta de terror e de Lovecraft, você vai gostar de Rio Negro, e se você ainda não conhece muito bem esse estilo, essa HQ pode ser a porta de entrada ideal. Ela está apenas no seu primeiro número ainda, mas o autor já está trabalhando na sequência, você pode saber mais sobre o projeto e atualizações na página do facebook, e pode adquirir sua cópia no site do autor, é fácil e rápido. Detalhe, eu recomendo adquirir a edição que vem com 2 prints, que são muito bonitos:

rionegro7

Adquira a sua cópia no site do autor!

Fique ligado no projeto pela página do facebook Rio Negro

Conheça mais do autor na pagina do facebook do Ikarow

rionegro1

E lembrando que estou sempre a procura de bom material de fantasia,ficção cientifica, terror, entre outros, que estejam surgindo aqui no Brasil, se você conhece algum bem promissor, fale comigo, quem sabe eu não me interesso também….^^

Anúncios