Boa tarde galera, tudo bem com vocês? Eu vou falar um pouquinho sobre uma leitura recente minha, os dois livros do Espadachim de Carvão, lançado pela editora LeYa e escrito por Affonso Solano. E vou falar um pouco também sobre diferentes maneiras de se conseguir mais publico para um livro…

espadachim0

        Bem, vamos começar falando dos livros! O primeiro Espadachim de Carvão se passa no mundo de Kurgala, um mundo exótico, criado por quatro deuses, que agora abandonaram seu domínio sobre o mundo. O livro acompanha Adapak, um filho de um desses quatro deuses, que esta sendo perseguido por um misterioso grupo de assassinos, e tem que abandonar a ilha sagrada onde cresceu e desbravar o mundo em busca de respostas.

espadachim1
Um ushariani, uma das muitas raças de Kurgala

       A habilidade de escrita de Affonso Solano é muito boa nesse seu livro de estreia. Eu
achei o livro logo no início um pouco travado, com certa dificuldade de se deixar fluir, pelo fato de Kurgala ser um mundo muito diferente e muito rico de informação, e o contato com essas informações me deu a sensação de estar passando de carro por uma rua esburacada, sentimento que era agravado pelo fato do livro ficar alternado entre flashbacks e o presente de Adapak. Mas, logo que você se acostuma com Kurgala, você consegue aproveitar muito mais o “passeio” para o qual o autor te leva.

       Kurgala é um mundo muito bem feito! E é diferente de tudo o que se costuma se ver por ai. As raças, o meio ambiente, até o sistema métrico é novo, e diferente. O que da essa sensação de estranheza no inicio se torna um deslumbramento no final. O autor criou um mundo muito rico, com um passado, uma geografia, lendas e cultura bem desenvolvida. Até mesmo seu protagonista, que foge da maioria dos padrões, acaba ganhado sua simpatia no decorrer da historia.

       O autor deixa claro suas ótimas referencias para escrever, se sobressaindo muito a referencia de Conan, o bárbaro, tanto na narrativa, como no desenvolvimento do mundo.

      E tudo melhora no segundo livro, o Espadachim de Carvão e as Pontes de Pulzur!

espadachim

      Nesse livro o autor mostra certa evolução na escrita, diminuindo os erros do primeiro livro e potencializando os acertos! O livro agora acontece em duas linhas temporais, a de Adapak, continuando a historia do primeiro livro, e no passado, contando a historia de Pulzur, um ladrão que era o antigo portador das espadas que Adapak possui. Talvez pelo fato de eu já estar acostumado com o mundo, esse segundo livro eu achei bem mais divertido e fluido.

     Enfim, eu recomendo muito esses dois livros, são leituras muito rápidas (os dois acho que não dão nem 400 paginas) e oferecem uma narrativa divertida de ação e aventura, e um mundo muito bacana!

espadachim2

Se você quiser ficar por dentro de mais coisas, é só ficar de olho na pagina do facebook do autor:

Affonso Solano

E se você estiver interessado em comprar, os dois livros são vendidos em uma Box que ta super barata, vale muito a pena:

Espadachim de Carvão – Box

P.S: O Affonso lançou uma pequena HQ Baseada no livro dele, Tamtul e Magano e a ameaça de Rumbaba, que eu ainda não tive a oportunidade de ler, mas parece ser bem interessante:

Tamtul e Magano e a Ameaça de Rumbaba

espadachim5

      E para finalizar, eu gostaria de falar um pouco sobre como o Affonso conseguiu atrair atenção do seu publico. Ele tem há anos o site Matando Robôs Gigantes (MRG) um podcast e um canal no youtube de cultura nerd que foi crescendo com o tempo, e que não tem NADA a ver com o livro dele, e que tem pouco a ver com o universo literário de uma maneira geral. E eu já vi muita gente reclamando do fato de ele só conseguir vender bem por que tem o MRG, e que seria alguma forma de “trapaça” isso.

      Eu vou dar um conselho que deve servir para todos os setores da sua vida, se você ver alguém tendo sucesso, não tire inveja daquilo, e sim ideias. Até mesmo alguém que erra muito vai te mostrar por aonde não seguir. Enfim, se você esta tendo dificuldade em atrair publico para o seu livro apenas falando dele, tente oferecer algo além do seu texto para atrair atenção, talvez uma ilustração, talvez uma poesia baseada no seu livro, ou talvez algo não relacionado a seu livro, como um vlog de qualquer outro assunto. Às vezes o seu livro só precisa de outra forma de ser divulgado para alcançar o sucesso. ^^

Anúncios