Bom dia galera! Como vocês estão? Hoje eu resolvi fazer um compilado aqui para vocês da minha experiência com alguns contos que eu li esses dias e se revelaram bem interessantes, A Espada de Quenai, do Ricardo Santos, Titã, de Fabio Baptista e O Tesouro dos Mares Gelados, de Ana Lúcia Merege. Como os três são contos mais curtos, eu achei melhor junta-los aqui, e quando eu for falar de um livro completo desses autores eu faço um post mais detalhado. E, sem mais delongas, vamos aos contos!

 A Espada de Quenai – Ricardo Santos

ricardo

A Espada de Quenai é um conto de fantasia heroica, de espada e feitiçaria ou sword and soul, como queiram. Quenai dul Múni é uma guerreira solitária num mundo povoado por magos, feiticeiras, reis, imperatrizes, máquinas e seres fantásticos. Tendo em mãos sua espada mágica Grito da Lua, ela enfrenta ameaças humanas e sobrenaturais. Esta é a primeira aventura de uma série que pretende ser, ao mesmo tempo, uma homenagem e uma crítica ao subgênero, inspirada em mestras e mestres como Robert E. Howard, Tanith Lee, Michael Moorcock, Charles R. Saunders e C.L. Moore.

       Esse conto é muito bacana de fantasia do autor Ricardo Santos. O Ricardo já é “de casa” XD porque eu já tinha visto o trabalho dele na antologia Estranha Bahia, da qual eu já falei aqui no blog, então eu sabia que ele era bom escritor, e já estava esperando algo bem escrito dele, e foi isso que eu tive 🙂

O conto é um dia na vida de Quenai, e a habilidade do autor em te fazer sentir o mundo é muito boa, com suas descrições físicas e inserção no ambiente. É quase como se você pudesse sentir a dor dos ferimentos e a tenção que a protagonista sente. E ainda tem o mundo, que, mesmo não sendo o foco do conto, o autor fala o suficiente para você entendê-lo e ficar curioso para conhecer mais sobre ele. Espero que saiam mais contos de Quenai em breve. 🙂

Vocês podem saber mais sobre o trabalho do autor no blog pessoal dele, que é muito bacana que, além dos projetos do Ricardo também dá muitas dicas para escritores iniciantes.

ricardoescreve.wordpress.com

Espada de Quenai na Amazon

Titã – Fabio Baptista

fbbaptista

      Durante a longa jornada até a lua de Saturno, o capitão Ash reflete sobre a vida, a condição humana e sua própria natureza.

      Qual seria sua verdadeira missão?

      Quais segredos estariam ocultos nas brumas alaranjadas de Titã?fbbaptista1

Titã é pequeno conto de ficção cientifica que faz parte de uma coletânea de contos do próprio autor, Até o Fim do Universo, E olha, que conto show hein. Foi meu primeiro contato com o trabalho do Fabio e não podia ter sido melhor.  Em algumas páginas, o autor consegue criar uma narrativa de ficção cientifica ótima, colocando harmoniosamente com a trama da história diversos dilemas da humanidade. É difícil falar algo sem dar spoilers, mas se você gosta de ficção cientifica, dê uma olhada no trabalho do Fabio, você não vai se arrepender. Eu já estou no processo de leitura da coletânea Até o Fim do Universo.

Ele também tem diversas histórias que fogem da ficção cientifica, o que me deixa curioso como ele vai trabalhar esses outros estilos. Já está na minha lista o livro A Redenção do Anjo Caído, que tem uma premissa que me interessou bastante. Vocês podem acompanhar o trabalho dele no Blog dele.

fabiobaptista.com

Titã na Amazon

O Tesouro dos Mares Gelados Ana Lúcia Merege

analmarege1

      Das selvagens Terras Geladas de Athelgard, o jovem Thorold e seu irmão Karl são enviados em busca da cura para a doença de seu tio e senhor, o poderoso Sigurd Barbagris. Ora rivais, ora aliados, cada um deve liderar sua tripulação numa arriscada viagem até a Ilha dos Ossos, onde o perigo e o inesperado serão seus constantes companheiros de jornada. Entre naufrágios, piratas e criaturas fantásticas, Thorold conhecerá um pouco mais sobre si mesmo e traçará a rota para seu próprio futuro – embora este possa não ser o que imaginava ao partir.analmarege

       Esse é um conto de fantasia medieval, é o maior desses três e faz parte do mundo Athelgard, que é um mundo criado pela autora, mesmo lugar da sua trilogia principal, que começa com o Castelo das Águias. Nesse possivelmente eu tenha “queimado a largada” XD, por que eu fui descobrir só depois que que ele tem uma ligação mais intima com a trilogia principal, então eu não sei o quanto a minha experiência foi prejudicada por isso, mas eu li sem saber disso e gostei bastante, então imagino que deva ficar ainda melhor com o conhecimento do livro principal.

Como eu já disse, a história é boa sozinha, uma aventura de primeira qualidade, com uma temática viking, é uma fantasia com pouca presença de magia, o que transforma boa parte da história em uma aventura viking muito bem escrita. E a Ana tem uma tonelada de pequenos contos nesse mundo, o que me deixou mais curioso para conhecer esse mundo. O Castelo das Águias já está sendo lida.

E diferente dos outros escritores que já tem aqui a Ana já tem apoio de uma editora, uma editora incrível por sinal que é a Draco, vocês podem conferir mais do trabalho dela no site da série de livros, ou também no facebook.

castelodasaguias.blogspot.com.br
O Castelo das Águias – Facebook

O Tesouro dos Mares Gelados na Amazon

Finalizando, hoje são três contos relativamente curtos, de três estilos bem diferentes e os três muito bem escritos. ^^

E você, viu algum livro nacional independente que te deixou de queixo caído? Escreveu algo que deixou alguém de queixo caído? Só quer dizer oi? Fale aí nos comentários e me deixe saber disso meu jovem, sempre procuro coisas novas por aí. ^^