Bom dia galera! Tudo bem ai? Hoje eu vou falar sobre um livro nacional lindo que saiu pela Darkside Books, que é o Ultra Carnem, de Cesar Bravo! Confesso que eu estava esperando um livro bem genérico de terror, mas ele conseguiu me surpreender bastante! Vamos ao Livro…

ultracarnem2

Ultra Carnem é um livro de terror, de forma geral, e tem algumas nuances de tom nas histórias que o compõem. Ele é dividido em quatro partes, com cada uma tendo um protagonista diferente, e que formam um arco maior por trás de todas as histórias. E todas acabam tendo em comum o envolvimento com o homem do andar debaixo.

ultracarnem3

Por ele ter um formato mais dividido em quatro partes que se unem ao redor de alguns elementos em comum, eu achei melhor falar um pouquinho de cada trecho e depois dar um apanhado geral do livro, vamos lá:

A primeira parte conta a história de um padre que cuida de um orfanato e de um pequeno cigano órfão, que é abandonado lá, e acaba trazendo uma companhia a mais junto com ele… Esse trecho brinca com o conceito de inocência, e digamos assim, abre as portas da sua mente para o que o autor tem a te oferecer.

A segunda parte conta a história de um artista falido, obcecado com as obras de arte e a vida do cigano do primeiro conto, mas ele acaba indo longe demais perseguindo suas ambições… essa parte é ótimo, e fica evidente o bom tratamento que os personagens tem nesse livro.

A terceira parte é a que minha mente sádica mais gostou. Ele conta a história de um técnico de informática que se acha um fracassado, e quer muito mudar de vida, mas acabou revelando seus desejos para a coisa errada, e acaba se envolvendo com um misterioso assassino sádico que esta aterrorizando a cidade. Vocês sabem que eu gosto de Hellraiser, e esse conto tem umas descrições tão viscerais quanto (quem sabe até mais!), sério, se eu fosse colocar um trecho de um dos assassinatos aqui, eu teria que colocar uma classificação etária no post…

E por ultimo, a parte mais loca do livro na minha opinião. Nessa ultima parte uma garçonete acaba se envolvendo pessoalmente nas tramas do Diabo, vindo até mesmo a dar um “passeio” pelo inferno. Esse conto foi o que mais saiu do terror, e foi quase para a fantasia, com seu começo me lembrando uma leitura moderna do inferno da Divina Comédia. Esse trecho do livro acaba juntando vários personagens das outras histórias e contribui muito para algo que eu curti nesse livro, que é a mitologia.

dante

Como eu disse, eu esperava uma coisa muito genérica nesse livro, com algum terror a lá Stephen King, tendo algum demônio qualquer como vilão, mas o que eu recebi foi uma forma diferente de contar uma história, com uma releitura de uma temática meio batida já, que é a demoníaca (tem papo de 2000 anos que um livro é best seller todo ano com o capiroto como um dos personagens XD). Com a mudança sutil de tom de cada parte, ele dá um frescor para a leitura, praticamente te entregando quatro livros bem feitos, que te contam uma história só.

E um dos pontos que eu gostei, e que me surpreendeu bastante, foi a criação de uma mitologia em um livro de terror. Todas as quatro partes trabalham juntas para criar personagens icônicos e um universo demoníaco muito interessante, e isso tudo sem prejudicar de maneira nenhuma o terror contido em cada trecho (bem, talvez no último, mas esse é mais para outro lado mesmo).

E falando um pouco do livro físico, ele é lindo! Toda a parte gráfica dá o tom de esquisito para preparar você para entrar no mundo de Cesar Bravo, a Darkside fez uma obra de arte, como sempre. Por sinal, o motivo de eu trazer ele aqui (diferente dos mais underground que eu falo aqui) é esse ser um livro de um autor nacional que a Darkside decidiu publicar! Que seja o primeiro de muitos! ^^

ultracarnem5

E por sinal o autor tem vários livros em e-books, e pelo visto todo um “universo expandido”, eu achei melhor não ler outra coisa antes do Ultra Carnem para poder avaliar o livro de maneira mais sóbria, mas agora eu com certeza vou dar uma olhada no resto da obra dele. Se vocês quiserem saber mais, podem dar uma olhada na página do facebook ou no blog pessoal dele:

Pagina do facebook do Cesar Bravo
Blog Coisas do bravo

Em Ultra Carnem, em uma edição lindíssima, o autor mostrou que sabe escrever em diferentes tonalidades de terror, e com sucesso implementar coisas novas em uma temática pouco usual. Para qualquer uma que queira um pouco de terror bem feito, eu recomendo muito esse livro!

Vocês podem achar o livro nas principais lojas:

Amazon | Saraiva | Submarino

P.S: Ouça a playlist que o Autor criou para o livro, que é boa demais!!

ultracarnem

Anúncios