Buenos días mi amigos, ¿cómo estás? Espero que bem ^^. Hoje, para combinar com o post de Neuromancer, eu vou falar sobre duas ficções cientificas cyberpunk iradas do wattpad. Shura, de Delson Neto, que retrata a vida de uma investigadora de uma divisão secreta da polícia, onde o investigador vigia o subconsciente da pessoa para poder detectar potenciais criminosos (!) e uma outra história que apareceu rapidinho por aqui no post sobre o Wattys 2016, PSI Evolution, de Walacy Machado, onde, em um mundo onde os hardwares atingiram sua capacidade máxima, a única maneira de evoluir seriam ligá-los a humanos, mas isso condenaria os humanos a um coma eterno, três pacientes conseguem fugir desse processo e buscam vingança por tudo que passaram. Vamos entrar em mais detalhes dessas histórias show…


Shura, de Delson Neto

shurapsi-1

Shura é uma “quase” alcoólatra, investigadora em uma divisão secreta da polícia, onde os agentes são conectados a uma simulação para investigar Avatares Psicológicos, personificações do subconsciente das pessoas, para poder descobrir e impedir os criminosos antes deles agirem no mundo real. Só que agora ela vai encontrar um caso especialmente complicado, que pode revelar mais do que ela está pronta para saber…

Isso se passa em um mundo futurista com uma estética bem cyberpunk. A maior parte dos elementos futurísticos daqui vem dos itens digitais, como novas maneiras de se conectar, com implantes na cabeça, câmera nos olhos, etc. É uma temática muuuuito influenciada por Neuromancer, embora eu tenha encontrado diversas outras boas referências aqui e ali, como a ideia de capturar criminosos antes que eles cometam crimes, e algumas toques leves da Origem do Nolan, entre outras. E o autor as usa da maneira certa para criar um mundo bem legal sem copiar nada.

A escrita dele é ágil e incisiva. Por ser uma narrativa curta, ele apresenta os personagens e pula na ação. Mas mesmo assim, eu ainda vi uma barriguinha ali que podia ser tirada, mas só por que eu sou obcecado por agilidade XD. Ele domina e balanceia bem as descrições dos lugares e das coisas, deixando o mundo interessante ao mesmo tempo em que a descrição não fica maçante.

E os personagens são outro ponto positivo aqui. A Shura é 10/10, ela é uma bêbada, claramente perturbada pelo tempo que fica conectada a máquina de simulação, e que luta para compensar a falta de realidade com altas doses de álcool, e conforme a história vai avançando, vamos enxergando uma melancolia escondida ali, e acabamos esbarrando com o motivo dessa tristeza com a revelação de um estranho acontecimento do passado de Shura. O “elenco de apoio” nada deixa a desejar, mesmo tendo participações pontuais, acabam acrescentando a narrativa, embora quase nunca sejam muito aprofundados. Com a exceção de uma personagem que acaba sendo muito explorada, pois seu arco pessoal se liga intimamente com o de Shura.

Um detalhe a acrescentar aqui é a parte gráfica no wattpad. Além da capa incrível feita pela capista Queen Hady, ele ainda tem um gif retro lindíssimo ilustrando cada capitulo, o que dá um tom muuuito bacana!

shurapsi-1

É uma história de investigação em um mundo cyberpunk, com bons personagens e que tem um crescente de enredo muito alucinante, com mistérios que vão surgindo e sendo questionados de uma forma surpreendente. Em poucas páginas, o autor constrói bem bons personagens, um bom mundo e um enredo IRADO! Eu tive uma sensação parecida quando eu li A Caçada Noturna, um autor jovem, escrevendo muito bem e, se não abandonar a escrita, com uma carreira extremante promissora.

E por sinal, esse livro agora está com a Editora Sekhmet, e logo logo vai sair por ela com alguns capítulos a mais. ^^

Wattpad: @DelsonNeto

Shura no Wattpad!


PSI Evolution, de Walacy Machado

shurapsi-7

 

PSI Evolution se passa em um mundo futurista, onde a tecnologia está muito evoluída, tanto na área digital, com redes sociais e conectividade, até carros voadores, naves e armamento militar. Mas nesse momento a computação chegou no ápice, e começou uma nova forma de evoluir os computadores, os ligando a mentes humanas! Mas nesse processo uma pessoa seria condenada a uma vida vegetativa para sempre. Com a ajuda de um cientista arrependido, três das cobaias desse processo são libertados, e toda essa experiência faz com que eles fiquem com a mente muito mais evoluída, despertando diferentes tipos de poderes mentais neles. Esses três espécimes, com a ajuda da filha do cientista que os libertou, começam uma batalha por suas próprias vidas, lutando contra os soldados e outros alterados que são mandados para recaptura-los, mas lentamente essa luta vai ficando menos egoísta, e muito mais coisas entram em jogo, desde vingança até o destino do mundo!

Essa já apareceu por aqui rapidinho quando eu falei um pouco sobre os vencedores do Wattys 2016, ele venceu (merecidamente) na categoria narrativa visual.

O mundo criado pelo autor é show! Primeiro temos a parte envolvida diretamente no enredo: o uso de pessoas alteradas para se tornarem utilitários, meros objetos de uso corporativo. E também temos a parte que não está envolvida diretamente com a narrativa, que é todo o resto do mundo normal. Uma das partes que eu mais gostei foi um trechinho logo no início, onde tem uma narração de uma pessoa comum em um dia de sua vida tendo o primeiro contato com esses alterados, é muito bacana as novas tecnologias imaginadas pelo autor para redes sociais e como ele imaginou que seria a interação com tecnologia nesse mundo.

Esse livro, embora tenha uma temática e alguns bons pontos de ficção cientifica, é um livro de super-herói. As melhores cenas são as cenas de ação, as batalhas estilizadas muuuuuuuto influenciadas por animes e mangas, são lindas! Mas um pouco desse estilo deve ter causado os problemas que eu achei. Eu não simpatizei muito com a maioria dos personagens. Os três alterados fugitivos, Kappa, Theta e Gamma, mesmo com alguns trechos mostrando o passado deles, e algumas cenas bem elaboradas, não me convenceram. Achei eles rasos e irreais. E a Gabriela, filha do cientista que os ajudou a escapar, é fútil e irritante, e as falas mais mal colocadas do livro ficam para ela. Obs.: Eu não achei a construção deles ruins, só não gostei do que foi feito, não consegui me conectar com ninguém, e fiquei a história toda só olhando de longe para tudo, provavelmente sua opinião será diferente 😉 . Por incrível que pareça, os personagens mais legais para mim foram Thanathos, o cientista arrependido que liberta os três protagonistas, e Hypnos, o dono da corporação e grande vilão do livro. No caso do Hypnos, mesmo ele sendo meio caricato, acaba sendo muito divertido, e bem louco. E o Thanathos foi o único dos principais que eu comprei, sentindo ser verossímil.

Diferente do que eu achei dos personagens principais, os vilões mais coadjuvantes são bem estilosos, todos eles. Com pouco ou nenhum aprofundamento, eles cumprem o proposito para o qual foram criados com maestria. O prêmio de narrativa visual não foi só pelas ilustrações iradas, mas sim por todo o estilo dado aos personagens e os diferentes poderes que eles mostram, dando as cenas de ação uma beleza a mais.

A escrita do Walacy é muito boa, as cenas são bem narradas, e como eu disse antes o forte é a ação, que é animal! Ele passa alguns conceitos muito legais da origem dos poderes dos protagonistas, e espoem ainda umas ideias muito legais no maior estilo da ficção cientifica. Fica evidente no texto o conhecimento, e a paixão, que ele tem pelo tema.

E detalhe, a arte visual feita pelo conceituado ilustrador PH Marcondes, que manda muito bem com seu estilo colorido e exagerado, se encaixou muito bem com a narrativa do Walacy. Recomendo dar uma olhada a mais no trabalho do PH Marcondes!

shurapsi-6
Um dos muitos bons trabalhos de PH Montes espalhados pelo livro…

Enfim, se você é fã de animes e mangas, e curte ação e aventura, vai ficar eufórico com o visual desse livro, com sua ação frenética e destruidora, e seu estilo muito bem construído! Eu achei que a história poderia ser um pouco mais curta, mas é só minha opinião. E eu gostei e não gostei do final, pois ele é um final controverso e (bastante) corajoso.

Esse livro também está como ebook na Amazon, para aqueles que curtem. ^^

Wattpad: @WalacyMachado

PSI Evolution no Wattpad!

Anúncios