Hoje eu vou fazer a resenha dessa HQ lindona lançada pela Editora Draco! Essa revista é uma coletânea de pequenas histórias de diversos autores e diversos desenhistas e foi organizada pelo Raphael Fernandes.E vou aproveitar para falar um pouco do primeiro sorteio da Taverna! Que vai incluir essa HQ e mais duas (mais detalhes lá embaixo). Vamos ao Rei de Amarelo…

king3

A primeira coisa que chama a atenção logo de cara é a qualidade gráfica, que é incrível! A capa é linda e o papel é de ótima qualidade, com uma ilustração de capa sensacional do artista João Pirolla. É um quadrinho de uma beleza para enlouquecer qualquer fã do gênero.

A respeito do próprio Rei em Amarelo, ele é uma obra de Robert W. Chambers criado inicialmente em um livro de contos fantásticos envolvendo essa estranha peça de teatro capaz de afetar a mente de quem lê. Essa foi apenas a semente dessa figura no inconsciente da raça humana. O rei de Amarelo logo foi “adotado” pelo panteão do Mythos de Lovecraft, onde ele foi acolhido calorosamente por Cthulhu e companhia. Agora todos juntos levam loucura ao mundo. Se você quer saber mais sobre o mito do Rei de Amarelo, eu recomendo muitos dois artigos do blog Mundo Tentacular, o primeiro falando da entidade que deu origem ao Rei e o segundo falando sobre o próprio mito do rei em amarelo.

kinginyellow (5)

O rei de Amarelo ganhou um belo destaque com sua aparição na excelente serie True Detective e a editora aproveitou essa onda de loucura amarela para lançar essa HQ.

As histórias dessa coletânea usam toda a mitologia expandida do Rei e não só os contos de Chambers. Ele apareça aqui tanto como peça de teatro quanto como entidade cósmica que causa loucura com os que tem contato com ele, coisas que vemos mais nas adaptações dele para o RPG Call of Cthulhu.

Eu vou falar um pouco mais sobre cada pequena história da HQ mais a frente, mas de maneira geral a qualidade se mantém, tanto em roteiro como em arte. A revista é toda em preto, branco e amarelo, se utilizando das cores para ressaltar a loucura e seus detalhes. Esse uso do amarelo tem um resultado final lindíssimo, que lembra muito as HQs do Sin City, embora lá seja uma questão de realçar visual e aqui seja uma questão de mostrar a loucura se alastrando.


Fantasmas na Máquina

Uma modelo passando por problemas de autoestima e com traços de bulimia abusava muito das redes sociais para parecer feliz para os outros, até o momento que ela conhece uma nova rede chamada Carcosa In, que começa a mostrar para ela mesma que a vida dela é feliz, mesmo na realidade não sendo. Os traços realistas são bem angustiantes e não preciso nem dizer que o roteiro é perturbador. Interessante crítica ao estilo de vida das redes sócias.

Desenhos e Roteiro: Pedro Pedrada

kiy (8)


A Boneca

Um líder de uma pequena comunidade rural recebe no dia do nascimento de sua filha um presente bizarro: Uma boneca “abençoada” por toda a comunidade. As coisas começam a dar errado a partir daí para todos, e o caminho para a salvação da comunidade é apresentado para o líder, mas o preço pode ser muito alto. A presença de algo sobrenatural é sutil aqui e é um conto mais “pé no chão”, se é que isso pode ser usado para qualquer coisa nessa HQ XD.

Roteiro: Tiago Zanetic

Desenhos: Lucas Chewie

kiy (2)


A Rainha de Amarelo

Essa história mostra Edgar Alan Poe descobrindo aos poucos as tramas do Rei de Amarelo. Ela usa tanto elementos da vida de Poe quanto praticamente tudo que o Chambers já fez. Uma viagem dentro da mitologia do Rei de Amarelo pelos olhos de Poe.

Roteiro: Mauricio R B Campos

Desenhos: Péricles Ianuch


Maldita rotina

Um advogado bem-sucedido é designado para cuidar da falência de uma empresa. Nada fora do normal, só o fato de uma recomendação de que certo livro tem que ir direto para as mãos do seu cliente e não deve em hipótese alguma ser lido. A curiosidade é a maior porta de entrada para o horror. Excelente traço, e o foco na degradação da mente do protagonista é muito bom e perturbador.

Roteiro: Airton Marinho

Desenhos: Marcos Caldas


Caninos

Duas irmãs que vivem em uma cabana no meio da floresta acabam se envolvendo com forças maiores do que poderiam compreender. Essa história foi a que mais me lembrou a série True Detective.

Roteiro: Erik Avilez

Desenhos: André Freitas.


O Rei dos Ratos

Um navio desaparecido atraca no porto com muitos danos e sem tripulação alguma. Um funcionário é obrigado a investigar seu interior e encontra um misterioso diário de uma artista, além de muitos ratos. A loucura e o horror estão presentes, mas o Rei ganha uma nova cara aqui, que eu particularmente achei bem perturbadora.

Roteiro: Tiago Rech

Desenhos: Victor Freundt

kiy (6)


Taxidermia Anímica

Um jovem ajudante de taxidermia sonha em ser um ator famoso e essa oportunidade o leva a participar de uma estranha peça chamada “O Rei de Amarelo”, mas os resultados não são exatamente os quais ele esperava. Esse é um horror bem clássico e é onde a clássica peça criada por Chambers tem mais presença.

Roteiro: Rafael Levi

Desenhos: Samuel Bono


Medíocre

Um crítico literário resolve dar uma lida nessa peça de teatro O Rei de Amarelo que está aí enlouquecendo todo mundo e, nas palavras dele, é um “Versos pobres e infantis. Se esse livro não existir na tal Carcosa eu vou comprar uma passagem para lá hoje mesmo, com uma certeza em mente: a mediocridade é amarela ”. Essa é uma história satírica a toda o clima de loucura que permeia o livro e encerra de maneira bem legal essa coletânea. Por motivos pessoais, essa é a minha história preferida XD.

Roteiro e Desenhos: Raphael Salimena


Essa é uma HQ de qualidade gráfica lindíssima, além de um horror e loucura de excelente qualidade. Se você é fã de terror, vale muito a pena adquirir essa revista.

Capa comum: 164 páginas
Editora: Draco (11 de abril de 2015)

Links de Compra: Amazon / Saraiva / Editora Draco

reiamarelo

E agora o sorteio!

Eu decidi sortear aqui no blog um pack de loucura XD! E nele vão estar:

− O Rei Amarelo em Quadrinhos

− O Despertar de Cthulhu em Quadrinho [Resenha Aqui]

− A HQ Rio Negro [Resenha Aqui]

Três revistas com horror excelentes! Se você quiser levar essas HQs para casa é só entrar no sorteio através do link abaixo! Só um louco não aproveitaria essa oportunidade! ^^

Link do Sorteio!

reiamarelosorteio

Anúncios