“Não está morto o que pode eternamente jazer. E em eras estranhas até a morte pode morrer.”

O Despertar de Cthulhu em Quadrinhos é a segunda coletânea de histórias em quadrinhos da mesma linha do Rei Amarelo, e também foi lançada pela Editora Draco e organizada pelo Raphael Fernandes.

Aqui a grande inspiração é H.P Lovecraft. Não apenas o famoso Chamado de Cthulhu, mas toda a mitologia estabelecida por ele. E eu creio que o foco aqui nem seja a mitologia em si, com seus deuses e suas criaturas, e sim todo o clima de horror, loucura e degradação mental e física que têm nas obras de Lovecraft.

callofcleiton (2)

A sombra da influência de Lovecraft se estendeu muito além das próprias histórias dele, com diversos autores que até hoje escrevem na mesma ambientação e utilizam um estilo parecido. E os muitos autores de terror que não tem associação direta com a mitologia de Lovecraft, como Stephen king, mas mesmo assim acabam sendo influenciados pelas suas obras.

Da mesma forma que na HQ do Rei o amarelo era utilizado para representar o avanço da degradação psicológica, aqui o verde é a cor que representa o horror crescente. Apenas com o uso do preto, branco e verde eles conseguem chegar a um resultado gráfico impressionante.

callofcleiton (3)

Todas as histórias são perturbadoras, honrando (e aumentando) o horror lovecraftiano na qual se baseiam. Se Lovecraft pudesse ver aonde todo o seu legado chegou, ele ficaria horrorizado de tanta felicidade.


O Salmo do Sangue Antigo

Depois do suicídio de um amigo, um jovem começou a ter sonhos bem bizarros. Ao fazer uma visita à mãe desse amigo ele acaba sendo puxado para uma realidade e descobre que seus sonhos eram apenas o começo de algo muito mais estranho. Essa história é muito boa, e já começa a HQ dando o tom de estranheza certo.

Roteiro e arte: Dudu Torres

despertardecleiton (6)


Os Tambores de Azathoth

Após o fim da segunda guerra, Oppenheimer, um dos criadores da bomba atômica, está cheio de culpa pela sua criação e tendo sonhos estranhos. Ele vai fazer uma visita ao famoso ocultista Aleister Crowley para entender o que está acontecendo com sua mente. A união de ciência e ocultismo é sempre algo que me fascinou e a conversa entre esses dois ícones é incrível.

Roteiro: Antonio Tadeu
Arte: Lucas Chewie

despertardecleiton (1)


Macio

Essa é uma das histórias mais subjetivas. Uma cidadezinha esta sendo assolada por uma praga que torna a pele virulenta e cheia de bolhas. Nessa cidade uma garota tem sua família morta por acharem que eles compactuavam com o diabo, ela consegue escapar para uma região mais afastada e lá encontra um bode preto que esta nutrindo uma criança com patas de bode. Essa historia é muito boa, mas realmente não tem explicação nenhuma. Ela deixa o leitor livre para fazer associações, e tem um final bem gore.

Roteiro: Airton Marinho
Arte: Fabrício Bohrer

despertardecleiton (8)


Sob a Insana Luz

Enquanto investigam a queda de um meteorito em uma cidadezinha de interior, um grupo de cientistas desaparece. Dois investigadores são enviados para descobrir o que houve e acabam tendo contato com algo bem maior que um simples desaparecimento. Essa historia é a que tem mais referências às obras de Lovecraft, tanto literais, como o Hotel Arkhan, quanto em estilo de narrativa e personagens. E tem um final excelente!

Roteiro: Caiuã Araújo
Arte: Marcio de Castro

despertardecleiton (2)


Clhithmaek`tyivh

Dois estudiosos vão visitar uma tribo indígena isolada do mundo. Ao chegarem, logo são apresentados aos estranhos costumes da população, como empalhamento humano, por exemplo. (!) E, conforme o tempo vai passando, eles são expostos a costumes muito mais antigos e sinistros. Essa história me lembrou um misto de Holocausto Canibal com Lovecraft, o que é uma mistura excelente.

Roteiro e arte: Lucas Pereira


A Língua da Fé

Um homem sem esperança encontra uma nova vida em um culto religioso, só que ele logo descobre que o deus por trás dessa igreja não é o deus convencional. Essa história mistura os cultistas de Lovecraft com o fanatismo de certas religiões atuais. A forma como o protagonista é dominado por aquilo e é forçado a levar mais gente com ele é angustiante.

Roteiro: Raphael Fernandes
Arte: Samuel Bono

despertardecleiton (4)


O Caso da Truta Salmonada

Um cozinheiro de um restaurante japonês começa a receber clientes com aspectos de peixe que começam a atormentá-lo e a gritar em terror toda vez que ele vai cortar um peixe, mas ninguém mais parece perceber isso. Mas que p%$# de história é essa, me diz?! Rsrs, Brincadeiras a parte, ela tem uma influência oriental muito forte, tanto nos seus traços quanto na bizarrice do roteiro, e eu a achei bem curiosa e bem legal também.

Roteiro: Jun Sugiyama
Arte: Hilton P. Rocha e Daniel Bretas


O Que Dorme

Uma cidadezinha de interior é acometida por um forte cheiro de podridão que vem das montanhas, e ao mesmo tempo ninguém na cidade consegue dormir. As pessoas que são enviadas para investigar o cheiro voltam perturbadas, e logo a privação de sono leva a cidadezinha a uma condição de loucura grotesca. O fim dessa HQ não poderia ser outro, os sinais estavam todas lá…

Roteiro: Bárbara Garcia
Arte: Elias Aquino


Essa HQ é perturbadora e traz todo o horror de Lovecraft atualizado para a maldade do nosso tempo. Junto com o Rei Amarelo, elas se tornaram um marco nas HQs nacionais de Terror. Estou aguardando ansiosamente a próxima da coleção. XD

Capa comum: 168 páginas
Editora: Draco (4 de agosto de 2016)

Links de Compra: Amazon / Saraiva / Editora Draco

callofcleiton (5)

E Lembrando do  sorteio!

Eu decidi sortear aqui no blog um pack de loucura XD! E nele vão estar:

− O Rei Amarelo em Quadrinhos [Resenha Aqui]

− O Despertar de Cthulhu em Quadrinho

− A HQ Rio Negro [Resenha Aqui]

Três revistas com horror excelentes! O sorteio sera realizado dia 16/04

Se você quiser levar essas HQs para casa é só entrar no sorteio através do link abaixo! Só um louco não aproveitaria essa oportunidade! XD

Link do Sorteio!

callofcleiton (4)

Anúncios