A revista Mundo Estranho reuniu dez autores que fazem sucesso no Wattpad para criar uma coletânea de contos com uma temática inspirada em Black Mirror e Além da Imaginação. E o resultado disso é o livro Mundos Paralelos!

mundosparaleloswattpad (1)

Séries como Black Mirror e Além da Imaginação brincam com a nossa realidade, hora com críticas destacadas pela ficção, hora com histórias estranhas demais para serem vistas em qualquer outro lugar XD, mas sempre tocando a nossa percepção do mundo de uma maneira bem profunda. Elas só atingem esse nível de qualidade artística, pois cada autor tem a liberdade de expor suas ideias mais fora do comum. E essa é a intenção dessa coletânea.

Ela foi parcialmente atingida.

Uma coisa interessante a se observar é que a grande maioria dos autores(as) aqui não são de ficção científica ou fantasia de qualquer forma, então o que vemos é um exercício de exploração de limites .

A qualidade gráfica desse livro é show! Além da capa irada e da bela diagramação, cada conto ainda tem uma ilustração em um estilo de linhas e sombras muito bonito do artista Thales Molina! Se os contos me agradaram apenas parcialmente, a qualidade gráfica me deixou de queixo caído.

Outro detalhe a ser observado é a quantidade de autoras aqui. Dos dez escritores, oito são mulheres. Acredito que isso seja um reflexo da própria plataforma Wattpad, que também tem nos seus sucessos uma quantidade bem maior de escritoras.

Como são dez contos (!) eu vou tentar ser o mais conciso possível nas minhas avaliações.


Caça e Caçador, Rô Mierling

“Ele raramente chegava com sangue em casa. Luvas, roupa adequada e demais cuidados eram necessários para que não ficasse sujo logo no primeiro serviço do dia. Certificar-se de que a caça seria abatida definitivamente no primeiro tiro era prioridade para Mark. ”

Em um futuro não muito distante as pessoas começaram a ser separadas pelo seu DNA. Os que tinham boa pré-disposição eram aceitos e os que tinham um DNA ruim tinham apenas até os 10 anos para mostrar se seriam de alguma utilidade para a sociedade, depois disso eram executados. Mark é um caçador, um cargo governamental que elimina pessoas com DNA ruim.

Bom. Esse conto é muito interessante. Além da ideia original, a Rô sabe conduzir bem a história sem enrolação.

Wattpad: @RoMierling


Alegoria da Caverna, Felipe Sali

“Na parede da caverna, sombras são projetadas. Ilusões criadas pelos seus mestres para enganá-los. Os escravos acreditam que aquelas sombras são verdadeiras. ”

Depois de um estranho acidente de carro, o protagonista começa a enxergar estranhos defeitos na realidade.

Muito bom. Essa é a melhor história dessa coletânea na minha opinião. Ela é muito bem escrita, mas acredito que a insistência em explicar o mito da caverna não tenha sido tão necessária.

Wattpad: @FelipeSali


Sobrenatural, Lilian carmine

Um ator famoso acorda em uma tarde e descobre que todo o resto da cidade havia desparecido, a não ser uma de suas fãs.

Lembra quando eu disse que nem todas as histórias me tinham como público alvo? Então, essa é uma delas. O livro brinca com a estranha situação de ficar sozinho no mundo com seu ator preferido, só que eu pessoalmente não achei que ele acerta o ritmo. Não curti.

Wattpad: @liliancarmine


Amigo de Lata, Aimee Oliveira

Uma garota, filha de uma cientista da robótica, tem muita dificuldade em se enturmar com humanos, até receber um curioso robô mais preparado para esse tipo de interação.

Bom. A história é bem legal e mostra bem a evolução de uma garota reclusa voltando a interagir e a fazer parte do “mundo dos humanos”. Achei fofa.

Wattpad: @aimeeoliveira

mundosparalelos (6)


Perfeito Problema, Clara Savelli

Por causa de uma ameaça muito suspeita, as pessoas são isoladas em suas casas e severamente controladas por drones. Mas sempre existe uma resistência, não é?!

Regular. Esse conto é ok, não me chamou atenção em nenhum aspecto.

Wattpad: @ClaraSavelli


Abbie, Marcus Barcelos

Um CD encontrado em uma casa abandonada contém um estranho programa de computador que pode realizar seus desejos.

Bom. Por ser uma aventura da garotada do bairro, me lembrou muito Goonies e mais atualmente Stranger Things. Bem divertida essa aventura. ^^

Wattpad: @MVBarcelos


Memórias Perdidas, Juliana Parrini

“Marido? Eu me lembraria de um marido! ”

Uma mulher acorda de um acidente sem nenhuma memória de sua vida e é forçada a acreditar no que seu marido e seu médico dizem, mas ela sente que alguma coisa está errada.

Bom. Ótimo desenvolvimento de personagem e toca em um tema bem interessante de se discutir.

Wattpad: @JulianaParrini


Liberdade Comprometida, Thati Machado

“Durante toda a minha vida, me questionei sobre o motivo de ter sido designada como filha deles, a maioria das famílias possui características físicas compatíveis, o que não é nosso caso. ”

Todos os bebês são escolhidos conforme sua pré-disposição genética para a melhor família possível. E a protagonista acaba saindo do padrão, sendo negra em uma família branca e muito rica. Quando decide trabalhar no setor de seleção de crianças ela acaba descobrindo coisas muito ruins desse sistema.

Muito bom. Ele toca em uma temática muito atual e muito boa. Eu senti falta aqui e em vários outros contos de finais mais chocantes, tão comuns no Black e no Além da Imaginação, mas isso é pessoal mesmo.

Wattpad: @EscritThatiMachado

mundosparalelos (8)


Perpetuação, Mila Wander

Uma doença aflige toda a população humana e os sobreviventes são obrigados a participar de programas de reprodução controlados.

Outro que fugiu muito do meu gosto. Nada a declarar.

Wattpad: @MilaWander


Fragmentos, Chris Salles

“Estava em Sydney quando o trabalho de parto começou, se não fosse pela Portare, minha mulher teria dado à luz nosso primeiro filho sem a minha presença. ”

Uma empresa de viagens que teleporta seus usuários para qualquer lugar do mundo. Porém, logo se descobre que ela não teleporta, e sim cria um clone com uma vida controlada.

Bom. Esse conto é muito doido, o que me deixou feliz. Ela usa a ideia do teleporte de maneira tão bacana e a escrita dela também é boa.

Wattpad: @ChrisSalles

mundosparalelos (9)


De maneira geral, a sensação que eu tive enquanto lia foi a mesma que eu tenho nas minhas explorações no Wattpad, então, eu diria que se você curte a plataforma ou qualquer um desses autores que participaram, você vai gostar desse livro.

Organizado pelo Felipe Sali e lançado pela Editora Abril, esse livro pode ser encontrado nas bancas e livrarias. E ele tem um perfil no Wattpad que está com #DesafioMundosParalelos. Vale a pena dar uma olhadinha hein!

A iniciativa da revista Mundo Estranho de dar essa atenção ao Wattpad é louvável e espero sinceramente que esse seja apenas o começo. ^^

mundosparaleloswattpad (2)

Anúncios