Iniciamos a série de posts que trata da influência de Neil Gaiman e suas obras sobre escritores e leitores brasileiros com uma dica: Leia “Deuses Americanos” agora!

Ler “Deuses Americanos” é embarcar em uma viagem sem cinto de segurança por estradas pavimentadas com fé, divindades e adoração.

Quais Deuses veneramos?  A pergunta já foi respondida quando optamos entre ir à igreja domingo pela manhã ou passar a madrugada na internet.

Shadow é o protagonista da história que está longe de se passar em uma quarta-feira qualquer. O tempo na prisão foi pago e sua mulher morreu de saudade. A boca aberta no momento errado transforma o que era para ser uma festa de boas vindas em despedida. Ou apenas o começo…

Gaiman faz o convite para um jogo de damas e, com um golpe certeiro, atinge sua cabeça. Você perde o rumo, come uma peça ou outra e, no fim, tudo termina com você limpando os miolos espalhados por toda parte.

Em dúvida se vai ler ou não? A moeda foi lançada ao alto. Cara ou coroa? Escolha antes dela cair.

121232134

“Existem novos deuses crescendo nos Estados Unidos, apoiando-se em laços cada vez maiores de crenças: deuses de cartão de crédito e de autoestrada, de internet e de telefone, de rádio, de hospital e de televisão, deuses de plástico, de bipe e de neon. Deuses orgulhosos, gordos e tolos, inchados por sua própria novidade e por sua própria importância. Eles sabem da nossa existência, têm medo de nós, e nos odeiam – disse Odin. – Vocês estão se enganando se acreditam que não. Eles vão nos destruir, se puderem.”


deusesamericanos (3)

Em comemoração à estreia da série Deuses Americanos nós aqui da taverna decidimos fazer um mês temático sobre Mitologia e Neil Gaiman!

Imaginei que essa seria a desculpa oportunidade perfeita para falar sobre algumas obras do Neil Gaiman e sobre autores brasileiros que estão mandando bem pra caramba usando a mitologia indígena em seus escritos.

Para dar um gostinho, algumas das coisas que já apareceram aqui no blog do tema e valem uma revisita:

– O Conto a Vingança das Lendas do Wattpad.

– A HQ Rio Negro.

– A Coletânea de Contos Estranha Bahia.

E todos os posts mitológicos desse mês vão ser linkados aqui conforme forem saindo:

– Deuses Americanos, o livro e a série…

– A Sombra dos Homens, do Roberto de Souza Causo [Resenha]

– Lugar Nenhum, do Neil Gaiman [Resenha]

– A Bandeira do Elefante e da Arara, de Christopher Kastensmidt. [Resenha]

– Filhos de Anansi, de Neil Gaiman [Resenha]

– Poranduba, de Andriolli Costa [Resenha]

– Mitologia Nórdica, de Neil Gaiman. [Resenha]

Espero que gostem. ^^

american (4)