Todos sabem que existem muitas obras e autores interessantes para as diversas mídias disponíveis na Internet. Mas é sempre um prazer maior encontrar um autor brasileiro fazendo um trabalho de qualidade. Esse é o caso de Eventos Intrigantes da Era da Ferrugem. Trata-se de uma webcomic cujo responsável é Samuel Fonseca, produtor da arte, da história e até mesmo da trilha sonora! Um trabalho apurado e promissor que impressiona pelo capricho.

eradaferrugem (7)

   Vamos entender um pouco dessa HQ online começando pelo enredo: Piet é um jovem designer um tanto excêntrico de 29 anos. Ele não usa celular, exclui-se das redes sociais e despreza a futilidade geral, cuja tecnologia de nosso tempo dá cada vez mais voz. Ao longo da história, ele é tomado por um misto de culpa, medo e confusão, quando mortes inexplicáveis de pessoas (cuja sua relação nem sempre é boa) acontecem. Cada incidente deixa indícios de uma conspiração e do sobrenatural, transformando a vida de Piet para sempre.

eradaferrugem (8)

    A trama dá os primeiros passos devagar com poucos conflitos realmente interessantes e muitos diálogos bem feitos, mas que parecem dispensáveis. Entretanto, ao insistir um pouco na leitura, é gratificante perceber que tudo se encaixa de modo calculado e nada é apresentado sem um propósito. A ligação do protagonista com os fatos bizarros cresce até alcançarmos um clímax rico em tensão, fantasia e horror.

     O maior mérito (mas não o único) de Era da Ferrugem, sem dúvida, é a arte. Uma maravilha que enche os olhos de deleite. Muitas vezes o ambiente é tomado por brumas ou luzes melancólicas e sentimos o frio, a solidão, o medo e a vida injetados direto no cérebro. O traço dá forma de maneira bem detalhada, mas sem perder a clareza.  Há muito estilo na arte da Samuel Fonseca. Indiscutivelmente, o autor tem muito talento.

eradaferrugem (6)
Que arte linda!

      É instigante ver como os detalhes são tratados. Existe um cuidado com a construção de mundo seja nos outdoors ou pichações das cidades, seja nos ícones da web ou nos símbolos mágicos amaldiçoados. Há um tratamento notável, no qual a verossimilhança agrada muito.

       A trilha sonora é outro elemento bacana cujo fato de ser composta pelo autor mostra sua versatilidade criativa. A era da ferrugem disponibiliza a audição dessas músicas através do Soundcloud durante a leitura. Além de aumentarem a intensidade das cenas, elas exprimem o que Piet está sentindo como nos momentos de melancolia ou podem nos transportar para um videoclipe da banda Souverän (também produzida pelo Samuel!). A trilha é apropriada e composta de forma inteligente. Seguramente, um recurso que acrescenta à experiência e a torna ainda mais divertida.

eradaferrugem (9)
A página de Eventos Intrigantes da Era da Ferrugem já conta com a primeira temporada da trama principal completa, tem a perspectiva de realizar três temporadas, com a segunda em produção atualmente, além da pretensão de contar outras histórias em mídias variadas. Eis um projeto grandioso que tem entregado resultados impressionantes. Um pacote completo de arte, histórias e música boa.

   E se você quiser saber mais sobre o trabalho do Samuel, nós aqui da Taverna fizemos uma entrevista com ele, é só clicar no link!

A Era da Ferrugem é de graça no Site! Só Clicar. 🙂

eradaferrugem (5)

Anúncios