A literatura fantástica nacional anda em alta na Amazon. Uma pesquisa rápida no site revela que cada vez mais autores brasileiros utilizam a plataforma como forma de divulgar e vender suas obras. Mas não estamos falando só dos consagrados, muitos autores iniciantes estão aproveitando o espaço para conquistar leitores através da autopublicação.

Mas quais seriam as vantagens para autores e leitores? Antes de entrar em detalhes, vamos observar algumas obras nacionais disponíveis:

*Clique nas figuras para conhecer mais sobre os livros.

A Canção dos ShenlongsDragões de TempestadeCorações nas SombrasA Face dos DeusesO Mundo de QuatuorianPassagem para a Escuridão

Tendo as obras acima como base, podemos observar que, tanto autores independentes quanto os já publicados por editoras podem ser encontrados por lá. Três detalhes merecem destaque:

1 – A maioria das obras está disponível pelo programa Kindle Unlimited.

Vantagens para os leitores:

Através do pagamento da mensalidade, é possível ter acesso a todos os livros inscritos no programa. Ou Seja, por R$ 19,90 (valor cobrado na data da publicação), o assinante pode ler quantos livros quiser no mês.

Vantagens para os autores:

Controle de quantas páginas foram lidas e remuneração por essas leituras.

Grande visibilidade.

Possibilidade de fazer promoções.

2 – O valor cobrado pelos livros digitais publicados por autores nacionais é, no geral, baixo.

Vantagens para os leitores:

Mesmo com pouco dinheiro é possível adquirir obras de qualidade e incentivar a literatura nacional.

Vantagens para os autores:

Maiores chances de serem lidos e a remuneração costuma ser maior do que o percentual pago por muitas editoras.

3 – As obras são avaliadas.

Vantagens para os leitores:

Fica mais fácil conhecer novos autores quando eles já foram aprovados por outros leitores.

Vantagens para os autores:

Avaliações positivas colocam a obra em destaque e aumentam as chances de conseguir conquistar novos leitores.

Obviamente, desvantagens existem. Mas é inegável que todas as vantagens acabam servindo como base para que a literatura fantástica nacional ganhe cada vez mais força. Para os autores, é importante acrescentar que não basta colocar o livro na plataforma e esperar que o milagre aconteça. A divulgação é de grande importância, principalmente quando feita em blogs e grupos que tenham a literatura fantástica como foco.

Para exemplificar, podemos utilizar a série de contos que surgiu aqui na Taverna e, por ter conseguido uma grande quantidade de visualizações, foi publicada como livro ilustrado na Amazon:

EEEE

O livro foi disponibilizado na plataforma do dia 21/05/2017, mas não houve divulgação. Resultado: 11 unidades vendidas.

Nos dias 26 e 27, o livro entrou em promoção e foi divulgado pelo Facebook do Blog. Resultado: 610 unidades adquiridas gratuitamente.

As unidades adquiridas durante a promoção colocaram o livro em evidência no Ranking da Amazon:

QQQ

Assim que a promoção teve fim, o livro saiu da lista de mais baixados e foi direto para a lista de mais vendidos e lá conseguiu alcançar a primeira colocação:

18765958_1377667145633665_8899531056651914404_n

Hoje o livro continua entre os mais vendidos e conta com visibilidade muito maior. Novas promoções ainda serão feitas, mas as unidades vendidas diariamente após a promoção já demonstram a importância desse tipo de ação.

É evidente que não existe uma fórmula a ser seguida, mas esperamos que esse post sirva como incentivo para que cada vez mais autores nacionais ganhem visibilidade. E você, leitor, faça sua parte. Compre, avalie e aprecie a literatura fantástica nacional.

O Mago e o Guerreiro na Amazon

Anúncios