Mais um da nossa série de entrevistas com autores do Wattpad para entender um pouco mais do que se passa nesse mundo da escrita! Hoje nós trazemos um autor de fantasia, o Ricardo Calmon!

   Ricardo tem mais de 16.000 seguidores no wattpad e sua obra de mais sucesso, Lâmina Alva – Herança, tem mais de 160.000 views! Vamos conhecer um pouco mais sobre ele…


laminaalva (1)

Primeiro, vamos falar um pouco sobre você:

          Sou péssimo em me apresentar (rs). Eu sou capixaba, moro no ES há 22 anos, mas não nasci aqui e sim em Cacoal, RO. Sou fã de alta fantasia, animes, jogos, desenhar, filmes, séries. Foi com 6 anos que entrei em contato com tudo isso a primeira vez através de um desenho após assistir filmes. De lá para cá minhas ideias ferviam, mas eu contava elas por brincadeiras e desenhos. Livros só fui ter contato por meados de 2012 e 2013, antes disso só na escola, mas foi algo bem decepcionante e eu não conheci a magia dos livros na época, digo para mim mesmo que “Li os livros errados”, aquela piada “leu errado, leia de novo”. O que me jogou para dentro da literatura mesmo foi a trilogia de Trudi Canavan, Trilogia do Mago Negro. A partir dai eu consegui tirar minhas ideias da cabeça e colocar no papel (leia-se Word), mais tarde conheci o Wattpad e onde encontrei uma galera do ramo onde tenho amizades até hoje e sempre procuro dar uma melhorada no conteúdo que escrevo.

O seu livro principal é agora o Lamina Alva, que antes era a Filha dos Dragões. O que te motivou a essa mudança?

         Quando entrei no Wattpad, eu já vim com a história pronta e só precisava de um nome legal. Dado o enredo que eu criei, “Filha dos Dragões” representava uma criança que foi criada por um casal de dragões, daí o nome “Filha”. Infelizmente, apesar desse nome ter fixado na cabeça de alguns leitores, me senti na necessidade de mudar quando ao conversar com uma autora e designer, ela me explicou um detalhe sobre “Mercado”. Em resumo, nomes fantasiosos “demais” como “dragões” não são tão vendáveis, porque parece “mais do mesmo” e editoras buscam algo novo e atrativo. Ela então sugeriu que eu colocasse o nome do livro de um objeto da obra. Depois de pensar muito, eu peguei algo que estava ali o tempo todo, mas não tinha foco: a espada que nossa protagonista usa o tempo todo, uma “Lâmina Alva”. A partir disso, mudei poucas coisas para o título fazer uma boa referência à obra. Dividi a história em dois livros sendo eles “Lâmina Alva – Herança” e “Lâmina Alva – Legado” e por mais estranho que pareça a mudança, quando chegarmos ao final,    ficaremos impressionados, isso eu garanto! (rs)

laminaalva (5)

Quais são suas influencias para escrever, tanto as que têm o estilo parecido com o seu quanto os que apenas te inspiram? Tem algum autor brasileiro que você goste?

        Muitas coisas fazem minha mente ferver para escrever, uma simples imagem, um trecho de um filme, animes, jogos, outros livros, cenas do cotidiano, músicas,   etc. Infelizmente não tenho um autor favorito aqui no Brasil, na verdade, mal tenho um internacionalmente, mas se eu fosse citar aqui autores que já tive contato, tanto com obra quanto como pessoa e admiro o trabalho de cada um deles por suas particularidades, seria o Felipe Biavo, Isabela Allmeida, Mariana Câmara, Natalia Saj, Laurel Cantuária, Gaby Firmo de Freitas, Patricia Maiolini, Camila Antunes e a Érika Batista.

Como você consegue conciliar a escrita com outras coisas, como trabalho, estudo…? Você tem alguma rotina para escrever?

        Infelizmente nunca consegui criar uma rotina para isso, gosto de organização,     mas não consigo ser um exemplo, então eu faço na medida do possível e geralmente à noite, depois do trabalho ou quando eu ainda estava na faculdade, depois da aula. Atualmente estou bem desanimado para escrever, mas felizmente as ideias não param.

Você tem o seu livro principal, que é uma fantasia, e também tem alguns contos de outros estilos. Qual seu estilo favorito? Você sente alguma dificuldade quando escreve fora da fantasia?

          Sem dúvidas eu gosto de Fantasia, Alta Fantasia na verdade. Outros contos eu tenho justamente porque arrisquei sair da zona de conforto e fui para o Romântico com a ideia de que era só colocar algo de amor. Também arrisquei um suspense duas vezes, sendo que um deles foi publicado e lançado na Bienal de 2016. Dificuldade eu tenho, não é toda área que eu vou me sair bem, como por exemplo, recentemente recusei um convite para escrever contos de Steampunk, que por mais que eu admire de certa forma, tenho certeza que preciso ler muito do tema para arriscar e não fazer feio.

Agora, falando mais sobre o Wattpad:


Há quanto tempo você escreve no wattpad?

          Final do mês de abril agora vai fazer um ano e meio.

O que fez você decidir por publicar seu livro no wattpad? Você publica (ou pensa em publicar) também em outros lugares, como amazon ou até mesmo mídia física?

          Eu queria ter mais tempo para escrever e estava querendo usar os intervalos da   faculdade, então procurei um aplicativo de escrever livros e descobri o Wattpad acidentalmente, e ele se mostrou muito mais interessante do que eu imaginei. Eu fiquei aproximadamente um mês apenas tentando entender a plataforma e seu propósito antes de finalmente publicar algo. A facilidade de você poder postar aos poucos, como uma novela semanal, ou capítulo de seriado que vem pouco a pouco e ao mesmo tempo em que pode acompanhar a reação do publico, fora a interação com eles. O feedback em tempo real impulsionava a escrever mais e mais e assim postei duas obras que sempre tinha em mente e muitos rascunhos no computador.

            Já fui cobrado algumas vezes de não ter nada publicado na Amazon, mas eu me sinto despreparado para isso, não que o Wattpad seja inferior, mas eu vejo a Amazon como algo mais sério de literatura, tenho a consciência de que ainda preciso melhorar, quero deixar minha obra bem impecável antes de colocá-la      por lá.

            Sobre mídia física, meu sonho é ver meu livro sendo publicado por alguma editora, e não gráfica, (rs). Mas se nada der certo, publicarei por conta própria.

            Um sonho além desse seria ver um dos meus livros virar uma série da Netflix        (sonhei demais?).

Como você lida com a publicação por capítulos do wattpad? Você vai criando a história conforme escreve, sempre ligado no feedback das pessoas? Ou você escreve a história completa e vai postando aos poucos?

          Eu gosto justamente por causa do feedback. Meus dois livros postados lá foram   indo aos poucos em cima de um roteiro que eu já tinha pré-definido. Eu sabia o que queria escrever e fui publicando pouco a pouco sempre vendo a reação dos    leitores.

           Só não postei mais nada, pois agora estou escrevendo de novo, só que quero adiantar o máximo possível. Eu tenho metade do segundo livro de Lâmina Alva pronto, mas não vou postar até ter praticamente terminado, diferente dos outros dois.

laminaalva (4)
“Libélula” Conto de Ficção Cientifica do Ricardo também no Wattpad. ^^

Como você divulga o seu trabalho atualmente? Você mudou a forma de divulga-lo com o passar do tempo?

            As vezes compartilho conteúdo em um grupo no Facebook, mas só isso.

          Eu mudei sim, hoje praticamente não divulgo mais, um erro meu, mas      antigamente eu convidava os outros por mensagens privadas, postava com frequência pelas redes sociais. Também fui indicado por amigas que já tinham mais tempo de Wattpad do que eu e isso me ajudou muito.

            Quero que minha inspiração e disposição voltem para me organizar e entrar de   vez nesse ramo para voltar a divulgar ainda mais.

O que você aprendeu durante esse tempo que teria ajudado muito você no início?

          Ler mais livros do tema que pretende escrever, pois não basta apenas ter a ideia, porque na hora dela ir para o papel, se não souber as palavras certas ou como usá-las, ficará perdido.

            Descrições foi algo que melhorei também, assim como tentar evitar o uso repetido de palavras numa mesma oração ou até o próprio português. Coisinhas bobas, mas que eu vejo muita importância.

E como é sua relação com seus fãs e com a comunidade do wattpad? Você participa ativamente de alguma comunidade (como grupo de facebook ou wattsapp) ou só mantem conversas nos comentários e com pessoas especificas?

          Tento ao máximo dar atenção para cada leitor que comenta ou vota em meus      livros, porque eles que me fazem destacar. Participo de dois grupos no facebook voltados para livros/fantasia, sendo que o que mais me envolvo é o do Wattpad, mas, ainda assim, diminuí muito minha participação lá e raramente comento nas atualizações do feed de notícias.

Você acompanha algum livro no wattpad? Recomenda algum?

          Sim, acompanho. Sempre li pouco e estou com apenas dois livros na biblioteca.   Recomendo os dois: “Orleans” de Mariana Camara e “Últimos Dias” de Roberta Sell.

orleansultimosdias
Orleans” de Mariana Camara e “Últimos Dias” de Roberta Sell

E a pergunta mais clichê possível para terminar: Quais são seus futuros projetos como escritor?

         Ahh, o clichê… viva o clichê. Quero terminar minha revisão de Lâmina Alva para enviar para o concurso da Galera Record, caso não seja minha oportunidade, lançarei na Amazon e tentarei outra editora menor que goste    do trabalho, ou se ainda assim não der nada, publicarei de forma independente.

            Após isso, focarei mais na minha outra obra “A Ordem de Sienna”, pois é uma   obra bem mais complexa e com um enredo que eu admiro muito, com   personagens que amo escrever sobre eles e cenas que quero que meus leitores vejam/leiam.

            Também este ano, quero ir para a Bienal e conhecer e tirar foto com o máximo   de amigos e conhecidos que tenho contato desde que comecei a escrever, mas queria ir lá mesmo para lançar algo meu.

Se você quiser fazer algumas considerações finais ou agradecimentos, fique à vontade para falar. ^^

            Quero agradecer imensamente a oportunidade da entrevista pelo blog. Vejo que O Taverneiro é um cara sábio e que corre atrás, sabe o que faz e administra bem isso, então ser notado por ele é uma honra, um sinal que o que eu estou fazendo também está certo. Aproveitar a oportunidade para agradecer também cada um dos meus leitores e amigos que me conhecem ou já leram o que eu escrevi.

            Enorme abraço!


   Além da Lâmina Alva, ele tem muitas histórias de diversos de vários outros gêneros, como ficção cientifica e romance. Se quiserem conhecer mais do trabalho dele podem dar uma olhada na sua pagina do wattpad, e também podem conferir o livro Lâmina Alvo!

Wattpad: @RicardoCalmon

Lâmina Alva – Herança no Wattpad!

laminaalva (2)