Um personagem corrompido pelo desejo de vingança planeja destruir o Minecraft! Devious_David removeu a rocha matriz, a base de toda a superfície do jogo, e criou um vazio que está aumentando e devorando tudo ao seu redor.

   Agora, Steve e seus amigos precisam de sua ajuda para combater as forças do mal e salvar o mundo virtual. Só você poderá deter este terrível vilão e impedir que o Minecraft desapareça para sempre.

   Parte história, parte jogo, O Inimigo Digital é um tipo diferente de livro – aqui, VOCÊ é o herói!

   Caso alguém aí não saiba, um livro-jogo (ou aventura solo) é um livro onde você representa o personagem principal, tomando decisões e vivendo aventuras. Eu falei mais deles nesse artigo aqui!

   O Inimigo Digital é um livro-jogo baseado no mundo de Minecraft, escrito pelo Athos Beuren e lançado pela editora AVEC! Focado em um publico mais jovem, pode acabar sendo a introdução perfeita para os fãs de Minecraft e para os jovens em geral ao mundo dos livros-jogos e até mesmo do RPG.

   Será que ele atinge o público dos jogos online? Será que ele agrada fãs de livro-jogo? E ele foi feito mais para um público jovem ou funciona também com os véio? Muitas perguntas que vamos tentar responder aqui! ^^

O Jogo que Inspirou o Livro-Jogo

   Minecraft é um jogo de aventura, exploração e sobrevivência no estilo RPG, com o diferencial de um mundo ao seu redor completamente moldável.

   Ele é dividido em vários modos, os mais populares sendo os de sobrevivência (onde você é jogado no mundo sem nada e tem de explorar e construir para sobreviver) e o modo Criativo (onde não tem limites para você inventar!).

   O gráfico é cartunizadamente quadradão e a jogabilidade nem se compara com jogos mais recentes, mas isso faz dele um jogo leve que roda em praticamente qualquer máquina. Além disso, as vantagens para quem joga são muitas…

inimigodigital (4)
A criatividade Não. Tem. Limites!

   Pessoalmente eu acho Minecraft um dos jogos que mais ensinam e expandem a mente de quem está jogando. Você vai treinar paciência, noção espacial, organização, estratégia, criatividade (ao extremo), trabalho em equipe (dependendo do seu modo de jogo) e, se você se aventurar nos usos da Redstone (um material que permite fazer circuitos elétricos) até mesmo noções básicas de programação você vai acabar levando desse joguinho quadradão.

   Temos esse aspecto educativo excelente em um jogo que faz muuuuito sucesso. Mas como podemos melhorar esse alcance para outras mídias educativas? Com livros!

Na Literatura…

   Minecraft tem uma quantidade alta de livros e isso por si só já é um ótimo passo na hora de introduzir alguém ao mundo da literatura….

inimigodigital (2)
Muitos Livros!

  …E, se utilizando desse gancho, a editora AVEC e o Athos Beuren criaram algo para chamar esse público para as aventuras solo (e consequentemente o RPG), O Inimigo Digital!

O Livro em Si.

   Escrito pelo Athos Beuren, que é autor experiente de livros-jogos (como O Senhor das Sombras). Ele tenta levar toda a diversão e exploração de minecraft para as páginas e misturar isso com as características dos livros-jogos. Será que ele conseguiu?

   Uma história simples e até clichê para o início dessa aventura. Você chegou após a nova atualização do servidor e descobriu que um antigo personagem abandonado está tramando a destruição do mundo.

   Seguindo uma mecânica de quests você começa tendo que encontrar um olho de aranha gigante para que um mago ajude você a entrar no próximo local da sua jornada.

   Nessa primeira parte a Aventura é a palavra-chave. Explorando cavernas cheias de tesouros e perigos você acaba esbarrando em muitas criaturas icônicas dos games (como Creepers e o Enderman). Esse é o trecho mais simples, com um clima forte de introdução para livros-jogos e, por esse aspecto, pode acabar desagradando leitores mais experientes.

   Após essa “introdução” o livro vai em uma crescente de lugares fantásticos, do tipo que te deixa muito animado para se aventurar XD. Não quero dar spoilers sobre o que tem mais a frente então só vou dizer que é divertido para TODOS, iniciantes ou não. E você ainda vai encontrar muitos aspectos famosos do Minecraft pela frente….

nether

Novas Mecânicas…

   O sistema de jogo usado nesse livro é um misto do sistema normalmente usado com mecânicas de Minecraft. Agora temos algumas novidades, como equipamentos pelo corpo (elmo, peitoral, botas…), a durabilidade dos itens (sua picareta pode quebrar rapaz!) e a mecânica irada da experiência, que você ganha matando monstros e realizando pequenos objetivos. Com ela você pode ir aumentando sua habilidade (você basicamente passa de nível!). Essas mecânicas novas combinaram direitinho. 🙂

   O livro tem uma história bem simples e o seu primeiro trecho, pelo clima de iniciação, pode desagradar leitores-jogadores mais experientes, mas as outras partes são iradas para todo mundo! Um livro divertido e que pode ser o chamariz de muitos e muitos jovens para novos mundos! ^^

inimigodigital (3)

Recomendadíssimo para todos os públicos!

   Usando bem elementos do jogo misturados com as mecânicas das aventuras solo, esse livro tem de tudo para agradar os dois mundos. Eu já falei por aqui que considero as aventuras solo as melhores introduções ao RPG, logo, esse livro faz um trabalho duplo, introduzindo jovens nesses dois hobbies incríveis (um trabalho triplo, se você considerar que também inclui o mundo da leitura XD).

   Simples e divertido! Esse livro é o presente perfeito para aquela pessoa fã de minecraft que você conhece! Ou, se você é essa pessoa, ou está buscando um livro-jogo com uma temática diferente, pode comprar sem medo: o livro é irado! ^^

Capa comum: 192 páginas
Editora: AVEC Editora; Edição: 1 (15 de maio de 2017)

nota4

Links de Compra da Taverna: Amazon / Saraiva / AVEC

inimigodigital (1)