Sabe quando você quer ler um livro mas ele ainda não foi traduzido? Ou pior, quando nem previsão para tradução existe?

Exemplos não faltam. Temos várias obras de autores consagrados como Brandon Sanderson, Terry Pratchett, Dean Koontz e outros nessa situação. Que tal deixar de depender das traduções e investir nas leituras em Inglês?

Obviamente, se você ainda não possui um domínio razoável da língua, não conseguirá ler os autores mencionados acima. E foi por isso que esse artigo nasceu. Sabemos que todo iniciante fica perdido, sem ter noção de onde começar. Sendo assim, deixe-me tentar ajudar.

Desde 2008 atuo como professor de Língua Inglesa. Passei por cursos, escolas e, atualmente, dedico a maior parte do meu tempo aos alunos particulares que tenho. Já perdi as contas das vezes que fui procurado por pessoas pedindo dicas sobre como ler em Inglês. É importante lembrar que não existe uma fórmula que funcione para todos. Entretanto, tentei adaptar algumas dicas para que pudessem ser utilizadas por você, leitor, aqui da Taverna:

1 – Coloque todas as suas redes sociais em Inglês

Como você já está acostumado a usá-las o tempo todo, passará a associar tudo o que estiver em Inglês com a sua função. É uma maneira simples de estar em contato com a língua com maior frequência.

2 – Leia reviews dos seus livros preferidos em sites como Amazon.com  e Goodreads.

Ler sobre obras que você já conhece fará com que o texto pareça menos ameaçador. Você poderá deduzir o significado de mais palavras e, por já estar familiarizado com a história, conseguirá entender termos que só existem naquela obra. Leitores de Fantasia sabem bem do que estou falando.

3 – Use um dicionário como referência

Ter uma lista de dicionários ajuda bastante em alguns momentos. Jogar a palavra no Google imagens também pode ser uma maneira simples de saber seu significado.

Alguns dicionários úteis para iniciantes:

Wordreference

Linguee

Ao seguir as dicas acima, você já terá dado o passo inicial para criar o hábito de ler em Inglês. O tempo que você vai levar para evoluir dependerá da sua dedicação e prática. Em breve, publicarei mais dois artigos; um com dicas para leitores intermediários e outro para avançados.

Ficou com alguma dúvida? Pode deixar um comentário ou entrar em contato comigo pelo meu perfil no Facebook.

Gostou? Leia os outros artigos sobre ler em Inglês:

Ler em Inglês – Ignorando Palavras

Ler em Inglês – Expressões Idiomáticas

Não deixe de dar uma olhada no vídeo que fiz sobre esse post lá no Youtube: