Como todo jogador de RPG, trago na memória personagens e histórias criadas durante encontros que renderam momentos épicos. Momentos vividos sob imersão em mundos fantásticos, criados através da cooperação entre amigos que vivenciavam a união pela imaginação.

A frase sempre surgia: cara, a gente tinha que escrever essa história e publicar. Apesar da boa ideia, ninguém do meu grupo de amigos tomou a iniciativa e fez acontecer. Mal sabia eu que, no ano do meu nascimento, um grupo de amigos já colocava uma ideia como aquela em prática…

O ano de 1987 trouxe o primeiro livro da série Wild Cards. Em um mundo no qual um vírus extraterrestre capaz de reescrever o DNA humano começa a dar as cartas no planeta Terra, a morte se torna o destino para a maioria dos infectados; dentre os sobreviventes, muitos sofrem deformações, tornando-se  coringas. Em raros casos, quem conseguia sobreviver era contemplado com incríveis habilidades; assim surgiam os Ases.

Hoje, trinta anos depois, pode-se dizer que a ideia rendeu. Após passar por algumas editoras no decorrer de um período tão longo, a série conta com mais de vinte livros, sendo oito deles já publicados em Português pela editora Leya. Além dos livros, existem adaptações para quadrinhos, RPG, audiobook e, provavelmente, uma série de TV está vindo por aí!

Mas de onde saem tantos livros? Chegamos aqui na principal característica de Wild Cards: a união. Contando com a edição de George R. R. Martin, o mundo de Wild Cards ganhou forma. Histórias contadas por autores diferentes compõem cada um dos livros da série e contribuem para que o universo continue em plena expansão. De acordo com a última contagem, mais de quarenta autores já haviam se envolvido no projeto.

Fica aqui minha torcida para que algo parecido venha a surgir no universo da literatura fantástica brasileira. Wild Cards é um exemplo de como a união entre autores pode fortalecer o gênero e conquistar cada vez mais leitores.

 

20992993_1764054463614101_6585913481271832049_n

Se você é do Rio de Janeiro e gosta ou quer saber mais sobre Wild Cards, não pode perder o próximo Clube LeYa de Ficção Fantástica. Vamos conversar sobre a série, os conceitos e definições de Fantasia Urbana, falar sobre as principais obras do gênero, e discutir os maiores filmes de super-heróis da atualidade!

O evento acontecerá na Saraiva do Botafogo Praia Shopping, no dia 17 de setembro, às 16h. A entrada é gratuita.

https://www.facebook.com/events/517774318566040/