Olá a todos!

Hoje vim contribuir com o blog, falando deste livro: A Ilha do Dr. Moreau, lançado pela primeira vez em 1896.

Apesar de muito antigo, a sua temática continua atual, nos contando a história de um médico que realiza a experiência de transformar animais em homens. O narrador do livro é Prendrick, que foi encontrado em alto-mar por um navio inglês e acaba ancorando na Ilha onde Dr. Moreau realiza os seus feitos científicos.

O livro apresenta uma discussão sobre a ética na ciência, abordando também religião e evolução, como vemos neste trecho:

“— Mas — disse eu — essas coisas… esses animais… eles falam!

Moreau concordou, e pôs-se a explicar que as possibilidades de vivissecção não se limitavam à mera metamorfose física. Um porco pode ser educado. A estrutura mental é ainda menos determinada do que a estrutura física. O hipnotismo é uma ciência que vem se desenvolvendo e nos promete a possibilidade de substituir os antigos instintos por novas sugestões, enxertadas sobre as ideias fixas que herdamos, ou mesmo substituindo-as. Na verdade, uma grande parte do que chamamos “educação moral” não passa de uma modificação artificial desse tipo, uma perversão do instinto; a agressividade é induzida a virar coragem e autossacrifício, a sexualidade reprimida se transforma em emoção religiosa.”

O autor dessa obra, Herbert George Wells ou simplesmente H. G. Wells, foi um escritor inglês de fins do século XIX e início do século XX. É conhecido por suas obras de ficção científica, tendo previsto a invenção do avião, a viagem ao espaço, armas nucleares, entre outros. Juntamente com Jules Verne e Hugo Gernsback, é considerado o pai da ficção científica.

Ele escreveu muitos outros livros de sucesso, sendo o primeiro deles A Máquina do Tempo, além de O Homem Invisível Guerra dos Mundos.

O livro A Ilha do Dr. Moreau, que se tornou um clássico da Literatura Inglesa, se encontra disponível em muitas versões, até mesmo em formato de HQ. Para acessar esta versão, clique aqui.

Além disso, desde o seu lançamento, tem influenciado diversas outras obras, como A Revolução dos Bichos, de George Orwell, outro clássico inglês.

Foi também adaptado para filmes, em 1977 e 1996 (esta adaptação com Marlon Brando e Val Kilmer), e até mesmo inspirou um episódio d’Os Simpsons, sobre uma tal “A Ilha do Doutor Hibbert”. Também tem sido citado na série Orphan Black, da BBC.

Então, vamos ler este livro e comentar sobre ele aqui?

Voltamos depois com mais dicas de clássicos da Ficção Científica e outros temas!

Até mais!! 🙂

Link para compra: Amazon