O talento e a sorte são, algumas vezes, as primeiras respostas para justificar o sucesso de um escritor (ou de qualquer outro profissional do meio artístico). Mas essas respostas, na maioria dos casos, são meras ilusões que tomam o lugar da meritocracia. Então, vamos trocar a palavra talento pela palavra prática e a sorte por horas e horas de estudo e chegaremos mais perto da realidade assim. A boa escrita tem muito mais a ver com a determinação e o estudo e se é de estudo que precisamos, a internet pode facilitar muito nossas vidas.

   Recentemente, fiz um curso online sobre como escrever contos, realizado pelo instrutor Vilto Reis em seu site Rusga Cursos Para Escritores. No geral, as aulas sobre contos me agradaram muito, além de serem bem claras vão direto ao que interessa. A página conta com o material principal pago, mas há também dicas gratuitas vinculadas ao canal Homo Literatus. Já que aprovei, não posso deixar de recomendar para vocês.

   A parte mais prazerosa do curso, sem dúvidas, foi a leitura dos contos recomendados. Tratam-se de seis narrativas consagradas das quais são analisados suas características, significados, estrutura e muito mais ao longo dos módulos. São obras de autores de peso e entre os quais estão Edgar Allan Poe, Jorge Luis Borges e Graciliano Ramos, de modo que é estimulante aprender com o trabalho dos grandes mestres.

Logo_RUSGA_g-02

   Assim, eu pude compreender sutilezas e segredos que, mesmo lendo e apreciando contos há algum tempo, eu não entendia tão bem. Elementos fundamentais como a concisão, a compressão e o efeito provocado pelo texto não podem ser descuidados e, além disso, ao conhecer as regras do conto, fica mais fácil até mesmo quebrá-las.

   Embora não haja a avaliação de um conto escrito pelo aluno, na qual os conhecimentos adquiridos sejam testados, dentro da proposta e do preço, o objetivo é atingido. Mesmo assim, existe um modesto quiz após cada módulo cuja finalidade é fixar os pontos principais e também há muito material de estudo que Vilto recomenda para podermos nos aprofundar no conteúdo. Quem quiser estudar por esse material pode procurar livros como:

   Por fim, recomendações feitas. Sugiro que você dê, pelo menos, uma olhada no Blog com os vídeos gratuitos, se tiver interesse em dicas de escrita. Sempre penso que temos a sorte de viver em uma época em que o conhecimento está disponível para qualquer um, muitas vezes, é gratuito e, mesmo quando pago, está sujeito as leis do mercado. O que é preciso de verdade é de um pouco de interesse. É inspirador saber que você pode aprender tudo que quiser pela internet e ainda pode ensinar o que aprendeu utilizando-se dela mesmo depois.

Link para conhecer: Rusga

 

Para mais dicas de escrita, acesse nosso Guia do Escritor Iniciante.