Ficha Técnica

Corações nas Sombras – Vol 1 : Presságios de Guerra
Autor: Allan Francis Salgado
Editora: Chiado
Ano: 2016
Páginas: 736

Sinopse

Quando eu olhei através do passado eu finalmente compreendi o que você entenderá aos poucos. Ver a queda e extinção dos centauros por sua sede de poder foi apenas o estopim de algo maior, pois o mal que despertaram no mundo inferior (Agonia) embora selado por Círdan o elfo, desencadeou uma série de acontecimentos que narro para ti. Aquilo bastou para que Goldax o imortal que liderou os orcs por duzentos anos encontrasse um mestre que lhe prometeu libertar os orcs de seu exílio. Depois de sua derrocada, o dragão negro ressurgiu havido por poder e adoração, a ponto do rei dos dragões lhe temer. A Casa de Prata com intenções desconhecidas começou a roubar um a um os talismãs de Ifíanor. O mundo aos poucos começou a odiar os magos seus antigos benfeitores e uma mente brilhante surgiu com a finalidade de equilibrar as coisas, mas ele não sabia que seus atos acarretariam uma guerra sem fim. Então meu amor, meu confidente e meu amante, se lhe conto sobre o passado é para que você entenda o meu papel no presente e o porquê de termos nos separados. Escolhi nomear este relato de Corações nas Sombras e acredito que você entenderá o motivo.

Resenha

O autor nos apresenta Ifíanor com seus dois continentes, reinos e vilas. Por razões desconhecidas os talismãs de Ifíanor são roubados, há muita disputa pelo poder e veneração. Não só os humanos, anões e elfos entram nessa disputa como também os dragões e criaturas nefastas do mundo inferior (Agonia).

“O grande dragão desceu e pousou à frente da irmã e a balsa ficou atrás dele. A fera olhou para Tallis, sorriu e incinerou Nicte Ha.”

goldax

É uma história bem complexa, que mostra a diversidade de raças desses continentes e até mesmo como funciona o comércio entre os reinos.

Há quatro núcleos de personagens que seguem uma ordem padrão e vão se misturando aos poucos no decorrer da narrativa. De início você pode achar que está perdido e não entendendo nada, mas fique calmo porque o livro tem muitos jatos de fogo! Falando em fogo, você também descobrirá sobre Draconia, uma ilha onde somente os dragões podem habitar.

“Enquanto ela caía viu uma sombra, era maléfico e aos poucos entrava na boca de Selene e, no meio de suas pernas, eles se beijaram.”

Você encontrará cenas com conotações sexuais pertinentes a trama.
Há muitos jogos políticos, troca de favores e toda a sujeira de quando se busca o poder.

Batalhas fantásticas e mágicas com cenas muito bem detalhadas, cheguei a ficar com o estômago revirado em cenas de canibalismo e estupro por exemplo, como também chorei ao final de um capítulo que trata sobre almas vagantes.

A religião de cada raça de Ifíanor também é bem explorada durante toda a trama.
Personagens fortes, carismáticos e muito bem trabalhados.

Ao primeiro impacto você percebe mais a mudança das personagens femininas “frágeis” para mulheres fortes, mas isso também ocorre com os personagens homens o que equilibra o dois gêneros.

“Foi aí que ele viu uma pequena mão de criança negra – dedos finos, havia garras no lugar das unhas – timidamente saindo pela boca de Selene. Quando Alfris segurou aqueles pequenos dedos e com sua faca cortou três deles, houve um urro que lhe causou calafrio, e ele ouviu um nome dentro de sua cabeça.”

A mitologia que o autor criou para esse livro é incrível, é fantástica. Os personagens são muito bem trabalhados e é impossível não se apegar a eles. As pontas soltas que foram deixadas para o próximo livro estão me deixando sem dormir de tanta ansiedade. Ele possui uma escrita limpa e muito fluída.

Sentença

Indico com certeza esse livro a todos os leitores, sejam eles amantes de qualquer gênero literário. Sério! Vocês têm que ler essa obra!
Livro recomendado para quem quiser iniciar no gênero alta fantasia e/ou quem quiser ler o primeiro calhamaço na vida. Não se intimide com o tamanho do livro, leia cada dia um pouco e no seu ritmo, pois garanto que vai amar assim como eu!
Um livro envolvente do começo ao fim, não houve nenhuma parte que ele tenha esfriado.

Só gostaria de saber o porquê de uma editora grande no Brasil ainda não ter divulgado o trabalho desse autor, pois sua escrita não deixa nada a desejar para os grandes nomes da literatura estrangeira.

Pontos a melhorar:

  • Revisão do texto. A editora Chiado deixou muito a desejar nesse quesito, deixo claro aos leitores que isso não impede o entendimento da história e
  • Uma das orelhas do livro está vazia, poderia ser colocado por exemplo os endereços de mídias sociais.

Se quiser saber mais sobre o autor e o livro visite Corações nas Sombras

Link para compra: Amazon