Ficha Técnica

Anardeus. No calor da destruição – Walter Tieno
Autor: Walter Tieno
Editora: Giz Editorial
Ano: 2013
Páginas: 184

Sinopse

Anardeus nasce feio, cresce ignorado e se torna um adulto desagradável. Sente muito frio, o tempo todo, e só desfruta o conforto do calor quando testemunha tragédias e horrores. Ele odeia tudo e todos, menos sua irmã gêmea, Isabel, sua antítese: linda, amável e cheia de calor.
Anardeus, com a sua personalidade detestável, é um anti-herói incomum e, por isso mesmo, tão interessante. O mundo não deseja Anardeus. Anardeus não deseja o mundo. Mas terão que viver juntos até o final apocalíptico e perturbador.
Anardeus, no calor da destruição tem como cenário São Paulo e seus personagens cínicos, loucos, egoístas. Um romance sem rótulos ou lugar-comum, para ler e sentir tudo – menos indiferença.

Resenha

Com uma narrativa densa ambientada no centro de São Paulo acompanhamos histórias que vão do nascimento até a fase adulta dos irmãos gêmeos Anardeus e Isabel.

Textos alternam entre presente e futuro com vários POV’S, sem problemas para o entendimento da ordem cronológica.

Por um motivo desconhecido Nar faz desenhos das tragédias acontecidas, seria ele um insano ou algo sobrenatural está acontecendo?

“Ela abre meu casaco, minha calça, sente a rigidez e usa a boca para me agradecer. Eu sinto culpa. Não a culpa paralisante, que tortura. Sinto a culpa excitante, criminosa, implacável.”

Há várias cenas de sexo explícito, drogas e palavrões. Neste caso não seria uma leitura indicada a menores.

Um dos casos “amorosos” de Nar será o mais relevante para a trama. Desfecho foi imprevisível, mas para mim ficaram pontas soltas que poderiam ter sido melhor desenvolvidas.

Há ilustrações a cada início de capítulo em folhas pretas que achei bem interessante.

Sentença

Não é uma história bonita, na verdade é horripilante, desconcertante e assustadora, tão pouco é uma história para estômagos frágeis. Senti repulsa.

Não é indicado para menores devido a linguagem usada.

Boa diagramação o que fez a leitura fluir.

Recomendo a leitura para que entre nesse mundo e deixe seus sentimentos virem à tona também.