Saudações, Viajantes!

Hoje, trago a resenha de A Fortaleza, da autora Day Fernandes. Ela também é autora de outras obras como Sob Minha Pele, Os Opostos se Distraem, Visões Noturnas e sua mais recente obra é Uma Ilha no Atlântico. Com certeza, uma autora versátil.

De maneira alguma posso deixar de elogiar a Day por escolher se aventurar em escrever uma ficção cientifica, algo que há bem pouco em nossa literatura nacional contemporânea (mulher escritora e escritora de Sci.Fi). Mulher destemida! Sou sua fã!

capa a fortaleza

Ficha Técnica

Nome do livro: A Fortaleza: Mundo Sombrio
Autor: Day Fernandes
Editora: Independente
Ano: 2016
Páginas: 239

Sinopse

O sangue é a única saída.
2070. A escuridão caminha lado a lado com o que restou da raça humana. Após uma guerra nuclear, a vida na superfície terrestre se extinguiu. Habitando gigantescos complexos estruturais subterrâneos, conhecidos como as Fortalezas, os sobreviventes tentam resistir à extinção. Entretanto, na Fortaleza n° 7, um império regado a sangue se ergueu.
Medo, sombras e sacrifícios fazem parte dos dias de Camille. Ainda jovem, ela herdou de seu pai a posição de liderança do grupo de rebeldes da Fortaleza n° 7. Contudo, nem mesmo os diários deixados por ele poderiam tê-la preparado para os segredos que acabaria por escavar. Durante uma missão de resgate, Camille salva a vida de um desconhecido, mudando o destino de si mesma e de toda a raça humana.
Em um mergulho profundo no coração da Fortaleza, ela descobrirá cenários de terror e mentiras. Nesse Mundo Sombrio, o fim pode vir tão rápido quanto uma batida de coração. A diferença entre viver ou morrer consiste em um único obstáculo: enfrentar as sombras dentro e fora de si. E, claro, sobreviver.

Resenha

A narrativa em terceira pessoa inicia-se no ano de 2047. Após uma guerra nuclear, o mundo como conhecemos hoje ficou inabitável. Os sobreviventes são obrigados a viver em complexos subterrâneos. Os personagens vão passando por diversas situações até o ano de 2070.

Adorei a construção  e envolvimentos dos personagens. Eles são cativantes, cada um com sua história pessoal. Isso me aproximou ainda mais deles!

Camille, nossa personagem principal, tem personalidade forte, dona de suas próprias escolhas e não muda de opinião facilmente. Tornou-se líder devido a seu senso de justiça. Ela faz parte da equipe chamada Fantasmas da Sombra, rebeldes que não suportam mais a forte opressão de seu líder, o governador Turtzi.

Além de ter de enfrentar o governador e seus sentinelas, eles descobrem que não estão sozinhos nestes esconderijos da Fortaleza…

Os sobreviventes desse pós-guerra foram divididos conforme podiam contribuir intelectualmente com a Fortaleza. Tendo, assim, certos benefícios. Quem não se encontra nesse grupo você já pode imaginar um pouco do que acontece com os eles…

A Fortaleza é protegida pelos sentinelas. Todo o alimento, medicamentos e água são protegidos e racionados. Quem possui um baixo intelecto se torna escravo.

A equipe Fantasmas da Sombra sempre sai em missões buscando mantimentos e medicamentos para os refugiados.

Em busca de vingar a morte do irmão, Camille encontra um prisioneiro e passa por poucas e boas. Há um grande mistério cercando este prisioneiro, que se chama Adam. Ele se encontra sem memória de fatos acontecidos recentemente. Então, Camille e sua turma de “refugiados” passam por ainda mais problemas.

O livro físico conta também com uma planta baixa, a qual ajuda ainda mais na imersão nesta Fortaleza:

planta baixa A Fortaleza

Uma leitura que me prendeu desde o início. Me diverti e passei apertos. Vários elementos surpresa que me fizeram suar.

Será que todos os sobreviventes continuarão na Fortaleza? Será que há habitantes em outros planetas? Haverá um meio de recuperar o Planeta Terra? Somente lendo a obra para descobrir.

É um livro curto e para todos os tipos e idades de leitores. Você irá se apaixonar pela escrita da autora! Vai se tornar fã também! Há  cenas com muita ação e suspense. É uma grande crítica social; sem dúvida alguma me fez pensar até mesmo nas guerras que se arrastam há anos em nosso momento atual…

E que desfecho triunfal! A autora me deixou com aquela adrenalina correndo solta nas veias e acabou o livro um! Como assim?! Preciso de respostas! Não pude mais dormir!

Não há uma dúvida se quer de que tenho que ler o tomo dois! Aguardo ansiosamente para que chegue logo o final do segundo semestre de 2018.

Compre na Amazon através deste link e ajude a manter o Blog! \o/

Espero que tenha gostado, vejo você em breve!