Olá, Viajante!

A resenha de hoje é do livro Reluscer – O Sucessor, do autor Laurel Cantuária, uma obra de Fantasia Nacional. Espero que aprecie!

 

Reluscer

 

Ficha Técnica

Nome do livro: Reluscer – O Sucessor
Autor: Laurel Cantuária
Editora: Independente
Ano: 2016
Páginas: 439

 

Sinopse

No território Dartion, durante o início da guerra, o Rei Rafiq enviou seu filho recém-nascido para o mundo humano, esperando mantê-lo a salvo. Entretanto, depois de muitos anos longe de casa, o jovem Crispim Vincenzo se vê bombardeado por revelações surreais. Diante disso, passa a acreditar que está enlouquecendo.

Após um reencontro inesperado, ele é conduzido de volta para sua terra natal. Porém, apesar de estar entre Elfos, Sereias e outros seres fantásticos, nem tudo é tão mágico quanto parece. Para selar seu destino, precisará provar que tem sangue de rei, o que poderá deixá-lo cara a cara com a morte.

Resenha

Esta narrativa em primeira pessoa se passa no ano de 2006.  Nosso personagem principal é o Crispim, um jovem de dezenove anos que possui heterocromia (um olho de cada cor) e que sofre bullying devido a isso.

A história inicialmente entra um pouco na vida cotidiana do personagens, com amigos e familiares. Em seguida, ele se vê em um acampamento contra sua vontade e acaba por ir embora sem avisar ninguém, pede carona e é ajudado por um casal de senhores. Já no local do seu destino, ao se despedirem, a senhora dá a Crispim um objeto com valor sentimental e também deixa algumas orientações. A partir de então, ele o usa sempre.

Já de volta à sua casa, em um determinado momento, há uma briga entre Crispim e seu irmão mais velho, Ulisses. Sua irmã mais nova, Agnes, só observa tudo de longe. Crispim se vê em meio a um grande segredo familiar envolvendo seus pais Miguel e Denise. Devido à fúria e o calor da discussão, ele sai de casa e algo de estranho acontece enquanto ele se encontra de frente à praia…

Crispim está dentro de uma espécie de jaula e é encontrado por Salua e Gaspar, dois elfos das terras de Dartion. Ele descobre não que se encontra mais no mundo dos humanos, solicita explicações e ajuda para ser solto.

Com o passar do tempo, ele vai aprendendo como funciona a vida dos Elfos (Dartions), suas divisões para os trabalhos em sociedade, cultura e hierárquia, aprende mais a respeito da guerra de outrora e descobre que os reis foram sequestrados. Além disso, fica por dentro dos problemas que o reino de Dartion enfrenta por conta do feiticeiro Elmer Farmug ter invadido essas terras. Descobre segredos a respeito de si próprio e conta com a ajuda de sereias e outros seres mágicos para tentar colocar tudo no eixo e compreende a magia que envolve o objeto que lhe foi dado de presente.

Crispim vai criando vínculos de amizades e inimizades, e é obrigado a passar por uma espécie de transição sem treinamento nem explicações. Ganha, também, um novo companheiro, o leão, o qual o batizou com o nome de Destegan, que o acompanhará por determinado período durante a trama.

Com o desenrolar da trama, notei a grande transformação de Crispim. Ele que sempre foi um garoto “invisível” e motivo de piada na terra dos humanos. De repente, então, tornou-se centro das atenções no reino de Dartion. Sem dúvidas, os personagens são cativantes e bem construídos; todos têm papeis importantes a serem desenvolvidos.

O autor foi muito criativo na criação da gênesis da obra. Do mesmo modo, adorei as formas peculiares usadas para curar elfos enfermos. Devo dizer que as criaturas mágicas, e até mesmo as plantas, são interessantíssimas. Ele cuidou de cada detalhe com todo carinho.

Fiquei presa do início ao final do livro! E, olha, fiquei tão indecisa quando Crispim diante da sua grande escolha tomada… Acho importante deixar claro que o desfecho é inusitado e lindo.

Reluscer é um livro em que realidade e ficção se mesclam de forma magistral: uma bela obra de fantasia com enredo, criaturas e personagens muito criativos e cativantes. Sem medo indico a leitura!

Espero que tenha gostado da resenha assim como gostei do livro!

Nos vemos na próxima semana!

Comprando na Amazon você ajuda na manutenção do Blog \o/


Curte A Taverna? Quer estar por dentro de tudo que postamos e/ou produzimos? Assine nossa newsletter; curta nossa página no Facebook; e nos siga no Instagram!

Siga_nos_instagram